O que é catarata?

À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por uma série de mudanças naturais. Com o envelhecimento do olho, essas mudanças podem levar a condições que afetam a qualidade da visão. O distúrbio visual mais comum relacionado à idade é o desenvolvimento de catarata, uma condição que vai gradativamente tirando a visão. Catarata é uma alteração na transparência da lente que existe dentro do olho.
 
Felizmente, a cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e eficazes, além de um dos mais bem-sucedidos. 
 
 
 

Uma vez decidido que você deseja fazer a cirurgia de catarata, seu médico irá orientá-lo para ajudar a escolher a lente intraocular, ou LIO, que será colocada em seu olho durante o procedimento.

Existem dois tipos básicos de LIO, cada qual projetado para corrigir a visão em uma faixa específica do alcance visual. As lentes monofocais corrigem a visão apenas em uma parte de seu alcance visual (normalmente, a visão de longe), enquanto as lentes multifocais são projetadas para corrigir todas as faixas do alcance visual: de perto, de longe e à meia-distância.

Compreender o procedimento

A cirurgia de catarata é um procedimento externo que, normalmente, demora de 20 a 30 minutos. Eis uma breve descrição do processo:

 

  • Primeiro, você receberá um colírio com medicamentos, para prevenir infecção e inflamação e garantir que você não sinta dor durante a cirurgia. Você não será induzido ao sono para o procedimento, mas, provavelmente, receberá um sedativo leve para garantir um estado de relaxamento e conforto o tempo todo.

  • Depois de fazer uma pequena incisão em sua córnea, o cirurgião usará uma sonda do tamanho da ponta de uma caneta para separar e remover o cristalino envelhecido. A técnica mais comum de remoção de cataratas é um processo de última geração chamado facoemulsificação, no qual são usadas ondas sonoras de alta frequência para quebrar o cristalino em pedaços que possam ser removidos.

  • Removido o cristalino envelhecido, o cirurgião inserirá em seu olho a LIO que o substituirá. Normalmente, a LIO é rolada pela ponta de um instrumento injetor, de modo que ela possa ser inserida através da mesma pequena incisão. Depois de injetada, a LIO se desdobra perfeitamente no lugar em que deve ficar.

  • Devido à pequena incisão cirúrgica, provavelmente não serão necessárias suturas – seu olho deverá se recuperar por si só, naturalmente. Porém, é provável que você precise usar uma venda protetora sobre o olho durante a recuperação.

 

​Cirurgia de catarata e lentes intra-oculares